- Blog
- Válido até
31-12-2030
-
Preço sob Consulta
Já ouvir falar em TPV? Sabe o que significa?
TPV significa "tensão pré-viagem", é aquela ansiedade que nos "ataca" quando estamos próximos de fazer uma viagem, seja ela de lazer ou de negócios.
Se a sua viagem foi organizada por uma Agência de Viagens, se pesquisou o destino e o hotel onde vai ficar alojado, se já tem as malas quase prontas, então 90% dos seus receios são infundados.
Ficam aqui algumas dicas para os outros 10%, para que a viagem comece, decorra e termine com toda a tranquilidade:
- Documentação de embarque: coloque a sua documentação num local de fácil acesso. Digitalize, ou tire uma foto dos seus documentos de identificação e envie para um endereço @gmail, @hotmail, @sapo ou outro ao qual possa aceder em qualquer lugar do mundo. Em alternativa, pode sempre tirar uma fotocópia e guardá-la na sua mala. Caso perca um desses documentos, as cópias facilitarão a obtenção de novos.
- Documentação da viagem: precisa mesmo de levar folhas e mais folhas na sua viagem? Peça ao seu Agente de Viagens para lhe enviar a documentação por email e, sendo possível, faça o check-in online. Certifique-se que o seu telemóvel ou tablet estão carregados e que tem acesso a esses documentos offline.
- Bagagem de porão: nunca coloque na sua bagagem de porão medicamentos ou objetos de valor (a menos que os declare na Alfândega antes do embarque). Caso a sua mala de porão seja standard (70% das malas são pretas / cinzentas), coloque algo no seu exterior que facilite a identificação - um autocolante de cor forte, uma marca, ou até a etiqueta de "Frágil", que pode pedir para que seja colocada quando estiver a despachar a bagagem. E tenha, pelo menos, um contacto de telefone na sua etiqueta de bagagem. Caso haja algum extravio da mala, será mais fácil para a empresa de handling contactá-lo.
- Bagagem de cabine: Se vai despachar bagagem, leve consigo na cabine uma pequena mochila ou saco de viagem com uma muda de roupa, carregadores de telemóvel, medicamentos, etc. Uma garrafa de água reutilizável que poderá ir enchendo nos aeroportos, toalhitas ou outros artigos de higiene, snacks e um livro também são boas opções. Consulte o site da ANA - Aeroportos de Portugal e verifque quais os artigos que pode e não pode levar na sua bagagem de cabine.
- Comparência nos aeroportos: certifique-se de que está com a antecedência devida nos aeroportos. Siga as indicações do seu Agente de Viagens e lembre-se que é sempre preferível "perder" tempo no aeroporto a perder o seu voo.
- Seguro de viagem: é fundamental. Seja em situações mais correntes, como atraso na receção da bagagem ou de voos, como em algumas situações de força maior, ter um seguro de viagem é meio caminho andado para uma viagem tranquila. Em caso de urgência médica, deverá entrar de imediato em contacto com a Companhia de Seguros para receber as devidas indicações.
- Contactos de emergência: caso o seu Agente de Viagens não lhe tenha fornecido um contacto de emergência, peça. 95% dos problemas que ocorrem duirante a viagem podem ser resolvidos com uma simples chamada telefónica.
- App Registo Viajante: Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro. Este registo permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular. Para mais informações, consulte o Portal das Comunidades Portuguesas (https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/).
- Cartão de memória do telemóvel ou máquina fotográfica: certifique-se que tem espaço suficiente para registar a sua viagem. Mas não se esqueça que ela é mais do que posts no Instagram ou no Facebook: respeite os locais, os seus habitantes, usos e costumes; não tire fotografias a ninguém sem perguntar primeiro se o pode fazer, e não o faça a crianças; não caia da tentação de tirar selfies em locais que merecem respeito, sejam locais de culto ou considerados sagrados, sejam memoriais ou locais de tragédia.
Resta desejar uma boa viagem!