Fazer o check-in online pode ter um impacto positivo na redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) associadas às viagens aéreas. Com o check-in online, evita filas e reduz o tempo necessário no aeroporto, o que contribui para uma operação mais eficiente.
No entanto, é importante ter em conta que a maior parte das emissões de CO2 ocorre durante o voo em si, devido ao consumo de combustível. O impacto das emissões do processo de check-in em relação às emissões totais de CO2 de uma viagem aérea é geralmente considerado insignificante. Fatores como o tipo de aeronave, a capacidade de passageiros, a distância percorrida e a eficiência operacional têm um impacto muito maior.
Tendo isso em conta, são já várias as Companhias Aéreas que, através de uma calculadora de pegada de carbono, permitem aos seus passageiros compensar na totalidade as emissões de carbono dos seus voos. Durante o processo de check-in online, é dada a possibilidade de, mediante um pagamento simbólico, apoiar iniciativas relacionadas com o ambiente e responsabilidade social ou de redução de emissões em outros sectores, através de programas de compensação.
Mas há mais medidas eficazes em termos de redução de emissões, como escolher voos diretos sempre que possível viajar em classe económica, optar por companhias aéreas que investem em tecnologias mais eficientes, viajar com pouca bagagem e evitar voos noturnos.
Contacte-nos para mais dicas!